quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Fofura na TV


A "Fofura na TV" é uma série Brasileira de fantoches. As personagens desta série foram criadas em 1976 por Ely Barbosa para livros de Banda desenhada, conhecidos como a Turma da Fofura. Em 1983 o autor começou a trabalhar na primeira série com as personagens da Turma da Fofura. Estreou no Brasil em 1985 a série "Boa noite, amiguinhos". Esta primeira série destinava-se a mandar as crianças para a cama. Mais tarde criou a "Fofura na TV" com intenções didácticas.
Na série "Fofura na TV" as personagens da Turma da Fofura fazem vários programas TV como o Jornal ("O primeiro a dar as últimas"), o FM Lambão(programa de música) entre outros. Em cada episódio o Nené(um bebé de chupeta, babete e ar espantado) faz algumas perguntas como "Porque é que as vacas mascam?", "Porque é que as mamães que vão ter nené são barrigudas?", "Porque é que as coisas caem?"; doutras vezes é a professora Fofura(um coelhinha de voz e olhos doces) quem pergunta directamente, "Vamos ver o que vocês sabem sobre os grandes inventos da humanidade...". As respostas são dadas normalmente pelo mocho Libório(cujo o "motto" é :"Quem lê mais"). As explicações deste são, por vezes, bem complicadas para as crianças pequeninas, tanto que o Nené comenta sempre "Não entendi nadinha!". Fazem ainda parte da série o coelho Escovão e o cão Lambão.
Ely Barbosa foi também o autor de outra série que passou em Portugal nos anos 80 a "TV Tutti Frutti". O autor faleceu em 2007.
A série estreou na RTP a 17 de Outubro de 1992.


Genérico da série


Outros Videos




Capa de uma BD

Alguém se lembra desta série?

3 comentários:

Anónimo disse...

(Ricardo Barbosa disse)
Eu lembro! Eu lembro!
"Boa noite, amiguinhos" na TV Bandeirantes" aqui no Brasil!
O programa televisivo era reakmente fantástico. Instrutivo e divertido.
Eu queria ser o escovão, porque ele sempre participava de tudo ao lado da Fofura. Um detalhe que eu me lembro é que no final a fofura punha o Bebê para dormir e aí todos diziam: "boa noite, amiguninhos".
Mas o realmente curioso disso tudo é que o programa era exibido de manhã, e não à noite.
Recordar é vier! :D

ricardo disse...

Olá, autor do blog!
Parabéns pela idéia de relembrar a infância!
Estou maravilhado de rever num blog de Portugal (és da terrinha, não és) tantas coisas que foram sucesso aqui no Brasil, que sumiram e que só mesmo a saudade traz de volta!

RENATO ZUQUE disse...

Nossa,tantos anos tentando lembrar isso...Isso é maravilhoso,marcou minha infância!