segunda-feira, 20 de Outubro de 2008

Duende Verde



O "Duende Verde" é uma série portuguesa produzida pela RTP e a Sequência 7 em 1987. A série foi criada por Nuno Delgado e Nelson Pinto. Os diálogos foram escritos por Alice Viera, a música foi feita por Fernando António Fonseca dos Santos e a realização foi de Nelson Pinto. Em cada episódio é explicado e mostrado um Jogo tradicional. A aldeia dos Duendes foi filmada na Estufa Fria de Lisboa e teve a colaboração do Teatro de Animação Papa Léguas.
Várias Frases da série ficaram conhecidas na altura, como por exemplo "Arigato arigão, bacatum bacatão, nem no ar nem no chão" e "Diz a minha experiência que é vasta como o Universo" entre outras.

História

O Duende Verde é um pequeno duende muito esperto e maroto que só pensa em brincar e fugir à escola para visitar o mundo dos humanos. Ele vive na aldeia dos Duendes que é dirigida pelo Grão Duende. Um certo dia o Grão Duende levou o pequeno Duende Verde a visitar o mundo dos Humanos. O Duende Verde gostou tanto da visita que só pensa em fugir da aldeia dos Duendes e visitar os Humanos e aprender os seus jogos.

Personagens

Duende Verde

Madalena Sousa Pinto

Grão Duende

Álvaro Sousa Pinto

Duendina

Joana Filipe

Duende Sábio

Fernando Fonseca

Genérico


Letra
Quero viajar para o mundo do Duente Verde.
Quero ir brincar nesse jogo do Duende Verde.
ohh - Encontrar
ohh - Amigos
Ohh - E dançar
Ohh - Com o duente verde

Excerto de um episódio

3 comentários:

Susana Botto disse...

Não perdi um episódio do Duende Verde... Era tão giro. Mais uma vez obrigada

Anónimo disse...

Aos anos que tenho a musica do genérico no ouvido. Obrigado pela recordação.

Anónimo disse...

Ainda faltam pelo menos duas séries aqui que me marcaram. O Yakari e o Sport Billy. Ideias para completar este belo quadro de recordações.
Cumprimentos