segunda-feira, 22 de Setembro de 2008

Tartarugas Ninja (Os Jovens Tarta-Heróis)


As Tartarugas Ninja foram um grande fenómeno no início dos anos 90. Depois do aparecimento da série de TV muitos foram os estúdios e empresários que tentaram imitar o formato, mas sem conseguir alcançar o grande sucesso das Tartarugas.
As Tartarugas Ninja começaram por ser uma BD publicada nos Estados Unidos pela Mirage Studios em 1984. A BD foi criada por Kevin Eastman e o seu amigo Peter Laird. Mais tarde com o licenciamento do agente Mark Freedman foram criados os primeiros produtos de merchandising em 86. Em 1987 chega finalmente à TV a primeira série de desenhos animados "Teenage Mutant Hero Turtles". A série ao contrário do que se esperava não teve sucesso imediato, só com o lançamento do primeiro filme(Imagem Real) em 1990 é que a turtlemania se instaurou por todo mundo.
A série foi produzida pela "Murikami Wolf Swenson Inc." , a "Home Entertainment Família", e a "DIHR"; foi animada nos estúdios "Toei Animation" , "A 1 Prodution" , a "Dae-Won", a "Hanho Heung Up", com realização de Bill Wolf. No total, foram produzidos 193 episódios de 1987 a 1996. Foram produzidos mais dois filmes de imagem real. e em 1997 foi produzida uma série de imagem real.
Em 2003, as Tartarugas voltaram com uma nova série de desenhos animados que terminou em 2009. Durante esta última série foi lançados mais filmes em desenhos animados.
E não fica por aqui...



História

Splinter era um mestre ninja chamado Hamato Yoshi. Vivia no Japão e pertencia ao clã ninja "Foot" juntamente com o seu rival Oroku Saki. Entretanto Yoshi é banido do clã e muda-se para Nova York onde é obrigado a viver nos esgotos com os ratos. Até que um dia acidentalmente caem no esgoto quatro tartarugas recentemente compradas numa loja de animais de estimação. As tartarugas encontravam-se cobertas duma estranha substância até que se transformam em humanóides, enquanto Yoshi tenta salva-las tornar-se num rato humanóide, porque estava exposto aos ratos do esgoto. A partir daí Yoshi começou chamar-se pelo pseudónimo "Splinter". Yoshi adopta as quatro tartarugas como seus filhos e ensina-lhes a arte Ninjitsu. Splinter deu a cada tartaruga um nome de um artista do renascimento italiano.
Cada Tartaruga Ninja usa uma máscara sobre os olhos com uma cor distinta e cada uma tem uma arma diferente. As jovens tartarugas partilham o mesmo prato preferido: Pizza!!!!!
Entretanto, Oroku Saki deixa o Japão e vai para Nova Iorque para destruir Yoshi. Em Nova York torna-se aliado de Krang, um cérebro alienígena desincorporado que tinha sido banido da sua casa, Dimension X, onde fora um grande guerreiro. Saki assume uma nova personagem e passa a ser chamado de "O Shredder". A partir daí com a ajuda da amiga repórter Abril O'Neil, as jovens tartarugas passam a defender a cidade de Shredder e dos seus planos




A série estreou em Portugal em 1991. Passou no canal 1 aos sábados de manhã, na versão original com legendas em português.
Em 1994, a série passou na SIC no buéréré com dobragem portuguesa.

Genérico e excerto da série(4º série)


Letra
Teenage Mutant Ninja Turtles
Teenage Mutant Ninja Turtles
Teenage Mutant Ninja Turtles
Heroes in a half-shell
Turtle power!

They're the world's most fearsome fighting team (We're really hip!)
They're heroes in a half-shell and they're green (Hey - get a grip!)
When the evil Shredder attacks
These Turtle boys don't cut him no slack!

Teenage Mutant Ninja Turtles
Teenage Mutant Ninja Turtles

Splinter taught them to be ninja teens (He's a radical rat!)
Leonardo leads, Donatello does machines (That's a fact, Jack!)
Raphael is cool but crude (Gimme a break!)
Michaelangelo is a party dude (Party!)

Teenage Mutant Ninja Turtles
Teenage Mutant Ninja Turtles
Teenage Mutant Ninja Turtles
Heroes in a half shell
Turtle power!



Personagens

Leonardo da Vinci(Leonardo)-É o lider do grupo

Voz-Bill Wise/??

Raffaello Sanzio(Rafael)-O pessimista e rude do grupo

Voz-Rob Paulsen/Jorge Sequerra

Michelangelo Buonarroti(Miguel Angelo)-O brincalhão do grupo

Voz-Townsend Coleman/António Feio

Donato di Niccolò di Betto Bardi(Donatello)-O cérebro do grupo

Voz-Barry Gordon/Rui de Sá

Splinter

Voz-Peter Renaday/??

April

Voz-Renae Jacobs/??

Shredder(Destruidor)

Voz-James Avery/??

Krang

Voz-Pat Fraley/??

*Dobragem Original
*Dobragem Portuguesa

Produtos da Série




Figuras de Acção



Anúncio da BD



Caderneta de Cromos


Promoção das bolachas Triunfo


VHS
Em 1990 a editora Digervideo começou a editar em VHS a série das Tartarugas Ninja com a dobragem Brasileira.



Comentário
Grande fenómeno dos anos 90! Adorava tudo o que era das Tartarugas Ninja! Principalmente as figuras de acção. O meu preferido era o Miguel Ângelo.
Alguém tem episódios em português de Portugal? ou informações da dobragem?


Comentem!

11 comentários:

Spark 101 disse...

Aííííí! A promoção da Triunfo! Por cada pacote que eu comprava saia sempre 2 autocolantes e 1 era premiado! Enviei a carta para receber o prémio e era tipo uma cena em borracha, tipo toalha para o prato (não sei como se chama)com uma imagem das tartaruga ninja! Já la vai o tempo!

S. disse...

Para além de gostar de ver deu-me jeito no 8º ano, se não estou em erro, quando tinha de saber nomes de artistas do Renascimento hehe

Nostálgica disse...

As tartarugas Ninja eram os meus desenhos animados preferidos, eu era o Miguel Ângelo e até tinha umas matracas feitas em casa ehehe.O meu primo tinha o jogo para a Super Nintendo.

Anónimo disse...

Desculpem lá o comentário mas o Rafael, pelo menos nesta série não era nem pessimista nem rude, constantemente dizia piada e quebrava a "4ªparede" falando aos tele-espectadores, aliás há até um episódio em que ele faz Standup. Adorava esta série e consegui ainda arranjar episódios em brasileiro antes de alguém em Portugal saber o que eram as Tartarugas Ninja.

osvelhostempos disse...

Lembro-me é que a versão que tivemos em Portugal(1991)era censurada. O título original era "Teenage Mutant NINJA Turtles", mas em Inglaterra, o termo ''ninja'' foi considerado violento ou capaz de incentivar «comportamentos violentos»(?). Por isso, foi substituído por "hero" e tivemos assim, as "Teenage Mutant HERO Turtles."...

Anónimo disse...

As Tartarugas Ninja marcaram me muito.Tinha os bonecos,os VHS e até via os filmes n canal 1.Fogo,as Tartarugas estarão sempre presentes na minha vida.Bom Trabalho.

Milton Mendes

margaridasdinis disse...

eu não gosto nada da 4ª temporada e deviam meter o generico em portugues

margaridasdinis disse...

deveriam meter o generico em portugues

Desenhosanimados disse...

Lool Também acho, mas não o tenho!
Alguém tem?

Duarte Carmo disse...

Não sabes a voz do Leonardo, April e do Krang? O a voz do Leonardo é o Joel Constantino, a da April é a Teresa Madrugada e o Krang é tambem o António Feio, como o Miguelangelo. Mas eu acho q a voz do Donatello nao é o Rui de Sá... acho q é o Carlos Macedo.

Anónimo disse...

Cresci a ver as Tartarugas Ninja, a serie classica durante a minha infância e o remake de 2003 na minha adolescencia. Apesar da grande diferença das duas versões (quer a nivel de traço como de historia)nunca consegui escolher a melhor das duas series. Foi com grande alegria que em 2009 soube que foi feito um filme de animação para celebrar os 25 anos das Tartarugas na qual juntaram as Tartarugas Ninjas classicas com as de 2003. O filme chama-se "Turtles Forever" recomendo aos fãs das Tartarugas Ninja =)