quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Raio Azul


Raio Azul é um anime cheio de imaginação criado pelo mestre Ozamu Tezuka que criou vários animes como Astro boy ou Leo o leão. Este foi o último anime criado por Tezuka, pois infelizmente morreu após ter escrito a sinopse dos primeiros cinco episódios. No entanto os 39 episódios foram produzidos pela sua equipa que continuou a série durante 1989 e 1990, seguindo as indicações de Tezuka.

Esboço da série


O Raio Azul foi baseado num filme de animação Russo "Konjok-gorbunok"(O ponei corcunda) de Ivan Ivanov-Vano, que por sua vez foi inspirado no poema "The Little Humpacked Horse" do autor Pyotr Pavlovich Yershov 's.

História

Cláudio Santiago é um rapaz, filho de um escritor famoso. Um dia enquanto o seu pai escrevia um livro para os seus anos, cai do céu um pónei com poderes mágicos chamado Raio Azul e os dois ficam amigos. Entretanto o pai do Cláudio é raptado por uma personagem de um livro escrito pelo próprio, o Imperador Gross. Sem saber o que fazer para salvar o Pai, Cláudio chama pelo seu novo amigo Raio azul que o ajuda a procura-lo. Mais tarde conhecem Telmo o condutor de um autocarro que percorre o país e os dois passageiros, os ladrões Nicolau e Samuel. Juntos vão procurar o Pai do Cláudio e tentar salva-lo do Imperador do mal. Mais tarde junta-se ao grupo a Princesa katerina.
O grupo de amigos vivem incríveis aventuras até chegarem ao inesperado fim da história.

Personagens


Cláudio Santiago

Voz-Teresa Madruga

Raio Azul

Voz-Cláudia Cadima

Telmo

Voz-Miguel Guilherme

O Samuel e o Nicolau

Voz-João Perry e Adriano Luz

Princesa Katerina

Voz-Margarida Rosa Rodrigues

O Imperador Gross

Voz-Jorge Sequerra


Esta série passou em Portugal no verão de 1991 na RTP 2.
A dobragem foi dirigida pelo actor João Perry nos estúdios Nacional filmes.

Genérico da série interpretado por Helena Isabel


Letra:
Eu vou atrás de ti
ao fim do mundo.
Eu vou brincar contigo,
nas terras do sonho.

O vento é meu amigo,
vem a correr,
trazer um novo mundo,
não tenhas medo vem.

Tu vens ser amigo dos amigos meus,
e eu vou ser dos teus.
Vamos brincar os dois
aos heróis.

Vou atrás de ti.
vou seguir-te até ao fim.
vou correr atrás de ti.
vou atrás de ti, vou seguir-te até
ao fim do nosso mundo,
deste nosso mundo
de aventuras.

Episódio dobrado em Português




Genérico Final igualmente interpretado por Helena Isabel


Letra:
Saltas na palma da mão
um pulo p'ra o ar
até ao chão.
Eu vou atrás
Vou a brincar,
estou a sonhar.

O sonho é bom,
é ter mundo
na palma da mão.
O sonho é bom,
é ir ao céu
juntos tu e eu.

Vamos brincar ao sonho bom
os dois.
Vamos brincar ao sonho bom
os dois.
Dá uma salto p'ra aqui.
Agarra a corda de sonhar
e vem

Vamos brincar ao sonho bom
os dois.
Vamos brincar ao sonho bom
os dois.
Dá uma salto vem.
tens o mundo na tua mão.
tens o sonho na palma da mão.
vem sonhar...



Infelizmente não há qualquer edição em dvd desta série nem houve em vhs.

Alguém tem espisódios em português do Raio Azul?

8 comentários:

Hyena Man disse...

Bom....nem sabes o tempo que estive á procura desta série animada, só sabia que tinha passado na 2, que tinha sido no principio dos anos noventa, e quanto à história só me lembrava que o Cláudio andava sempre com os amigos á procura do pai que tinha sido raptado.Muito bom reencontrar esta serie. MUITO OBRIGADO.

pedro disse...

Fantástico seria encontrar um sitio onde se pudesse fazer download desta série... Em japonês ou chinês ou lá o que fosse... dava tudo para a ter

Ana disse...

Quantas vezes me virei para o céu a gritar 3 vezes raio para que ele aparecesse. Curiosamente, lembrava-me das personagens como sendo mais robustas...

goinha disse...

mt obrigada : )

Zé Chico do Monte disse...

Antes de mais nada parabéns pelo blog, está muito bem estruturado. Queria fazer um pequeno reparo. Na versão portuguesa do RAIO AZUL a voz do ladrão Samuel é de João de Carvalho e não João Perry.

Anónimo disse...

meu deus!! incrivel!! como já foi à tanto tempo... e eu lembrei me de algumas palavras da letra do genérico.

Pensei que nunca mais veria imagens destes marcantes desenhos animados. oh bons tempos

...e ANA eu cheguei a fazer o msm lol

ASS: abílio

Anónimo disse...

Xiii! Nem acredito! Como alguém teve a decente ideia de encontrar estas coisas todas sobre uma série que a tanto tempo ando à procura... Um bem haja a quem tenha sido :) Tenho 24 anos e quando vi a série era um puto ainda, mas depois de tantos anos ainda sei as letras todas de cor... Gostei mesmo desta série. Pelo que li do que comentaram aqui não existe nenhuma edição dvd ou qualquer coisa sobre a série, o que é uma pena :( Séries boas como esta deviam ser re-editadas pois fazem bem falta :) Ah, e se estão a perguntar se gritei para o ar o nome de raio azul, a resposta é não :P Mas vou fazê-lo a seguir :) (lol)

Cumprimentos a todos...

Ass: Mike

biogenethik disse...

Aos anos que falava destes desenhos animados, mas mais ninguem sabia do que eu estava a falar ...
O nome original é "blue ray", o genérico inicial, apesar se ser em português,era com a musica da versão original:

https://www.youtube.com/watch?v=pGBr0bpCZ2s

Até estou emocionado por ter encontrado isto eheh.