quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Madalena

A história de Madalena foi criada pelo autor e ilustrador Ludwig Bemelmans.
Ludwig Bemelmans escreveu e ilustrou cerca de 40 livros para crianças e adultos, nasceu no Tirol austríaco a 27 de Abril de 1898 e faleceu a 1 de Outubro de 1962.
Mudou-se para os Estados Unidos em 1914 onde começou por trabalhar na indústria hoteleira, mais tarde abriu o seu próprio restaurante. Em 1918 torna-se cidadão americano.
Em 1934 edita o seu primeiro livro infantil que foi seguido por uma sequência de histórias infantis com moderado sucesso.
A 5 de Setembro de 1939 é editado o grande sucesso do autor, o primeiro livro da série Madalena. Na altura várias editoras acharam que o livro era demasiado sofisticado para as crianças, mas acabou por ser publicado pela editora Simon e Schuster. Seguiram-se mais seis livros com as aventuras da Madalena.

Madalena é uma menina órfã muito esperta, divertida, corajosa, decidida e amiga do seu amigo. Ela vive em Paris num orfanato juntamente com as suas 11 amigas órfãs e a tutora Miss Clavel.

Livros publicados:

1-Madeline,1939: Neste livro Madalena tem um ataque de apendicite.




2-Madeline's Rescue, 1953: Madalena e as suas amigas vão dar um passeio por Paris com a Miss Clavel, até que Madalena caí ao rio Sena e é salva por um cão.



3-Madeline e os Bad Hat, 1956: O orfanato tem um novo vizinho, Pepito filho do embaixador espanhol. Madalena e as sua colegas à primeira vista não gostam do novo vizinho.



4-Madeline and the Gypsies, 1959: Madalena e Pepito perdem-se numa tempestade e conhecem um grupo de ciganos.



5-Madeline em Londres, 1961: Pepito muda-se para Londres e Madalena e as suas amigas vão visitá-lo.



6-Madeline's Christmas, 1985: No orfanato todos ficam doentes menos a Madalena que trata da Miss Cravel e das suas amigas.



7-Madeline na América e Outros Contos Holiday, 1999: Madalena herda uma fortuna do seu avó americano.




Em 1952 foi feita uma curta metragem de desenhos animados do primeiro livro "Madeleine" dirigido por Robert Cannon.

Em 1989, a Dic em cooperação com a Cinar fazem uma adaptação em desenhos animados do primeiro livro "Madeleine" num especial para televisão para a HBO. O especial foi escrito por Judy Rothman que também escreveu os outros projectos para TV. O especial foi nomeado para um Emmy na categoria de Melhor programa de animação.

Em 1991 a Cinar adaptou para desenhos animados os outros 5 livros da Madalena com canções compostas pelo canadiano Jeffrey Zahn e letras de Judy Rothman.

Em 1993 a DiC produziu a primeira série de 20 episódios da Madalena. Com o sucesso da primeira série, em 1995 foram produzidos mais 13 episódios com o titulo "As novas aventuras da Madalena".

Em 2001 foram produzidos mais 28 episódios.

A série Madalena estreou em Portugal em 1993 na TV2(RTP 2) no espaço infantil "Um-dó-li-tá". A dobragem portuguesa foi dirigida pela actriz Ermelinda Duarte nos estúdios da Nacional Filmes, tendo como narrador o actor Ruy de Carvalho. A série voltou a ser repetida na RTP 2 . Em 2001 a SIC passou a nova série com uma nova dobragem.

Video do genérico interpretado pela actriz Manuela Couto e um excerto da série.



Letra do genérico:
Se alguém me diz
tu és petiz
Precisas de crescer.
Eu digo não tens razão
e vem-me conhecer.

Sou Madalena,
a Madalena
a miúda mais valente.
Sou Madalena,
a Madalena
por dentro sou gente.

E mesmo assim pequena,
como parece ser.
Por dentro a Madalena
sabe bem o que quer.

Madalena
Madalena

A Madalena é pequena
mas muito destemida.
Pequena sou por fora
mas por dentro Crescida.

Personagens

Madalena

Voz-Manuela Couto

Miss Clavel

Voz-Ermelinda Duarte

Carla

Voz-Luisa Cruz/Margarida Rosa Rodrigues

Nicole

Voz-Ana Madureira

Daniela

Voz-Margarida Rosa Rodrigues

Lord Cotovia

Voz-João de Carvalho

Foi editado apenas um dvd da série em Portugal pela editora Prisvideo (deviam editar o resto!!)

A Dic também produziu dois telefilmes "Madeleine:Lost in Paris" e "Madeline: My Fair Madeline". Foi editado em Portugal pela Prisvideo o telefilme "Madalena, Pedida em Paris"

Excerto do telefilme




Comentem :)

15 comentários:

Morcegos no Sótão disse...

A Madalena foi dos desenhos animados mais importantes da minha infância... Todos os dias me punha religiosamente à frente da televisão a ver!=)

Aquela menina era eu... A mais pequenina e a mais valente!

MJNuts

Vitor disse...

lembrome perfeitamente d um episodio em k ela usou uns sapatos vermelhos de uma bailarina profissional lol

Anónimo disse...

Eu adorava estes desenhos animados! NAO HAVIA DIA QE EU NAO VIA A MADALENA.. AO OUVIR O GNÉRICO AINDA ME RECORDAVA DE ALGUMAS PARTES! K SAUDdes.. DEVIAM VOLTAR A PASSAR... o tempo passa, e nao volta..~
sauddes..

Anónimo disse...

aNDEI À PROCURA DESTE dESENHO ANOS o.O
Amo! Via sempre adorava, não mais que isso eu AMAVA!!!

S. disse...

Isto era tão giro. Mais tarde a loja Imaginarium lançou umas bonecas... A minha mãe ofereceu-me aquilo no Natal eu fiquei a noite toda a arranjar... Trazia a Madalena, a Miss Clavel, umas roupas...

Rita Faustino disse...

Procurei tanto por estes desenhos animados que tanto adorava!Os meus parabéns ao autor ou autora deste blog. Para os fãs da Madalena, fica aqui a notícia de que os desenhos animados estão a passar no canal Panda ao fim de semana às 11 horas, sendo que o mesmo episódio repete às 14.30!

Francy disse...

Madeline é verdadeiramente um desenho mágico, me encanta, mas encanta sobretudo minha filinha de pouco mais de um aninho, que fica incrivelmente paralizada diante dos epsodios da ruivinha. AMAMOS MADELINE!!!!

Gina Martins disse...

E la estava eu em frente à TV à espera da Madalena...esperava uma eternidade para um bocadinho de fantasia.Adorava estes desenhos animados, simples, criativos e com boas mensagens.

Que bom é ouvir a minha irmã com 9 anos a falar-me da Madalena, agora que volta a ser transmitida através do canal Panda!! :)

Nostálgica disse...

Ainda me lembro que o meu episódio favorito foi aquele em que a Madalena teve apendicite. :P

Carolina disse...

:O só me veio à memória quando vi as personagens e vi a Miss Carvel! Lembro muito vagamente disto.

Carolina disse...

Alguém se lembra da janela da Alegra? Era uma boneca do estilo dos marretas (tipo fantoche) e a acção passsava-se no quarto dela e ela tinha uma janela... tinha o cabelo aos canudos de várias cores. Dava na Rtp.

Anónimo disse...

Voltou a passar no Panda :)

sandra disse...

o que eu procurei por isto! lembro-me tão bem! principalmente que a história era contada em verso... adorava :)

patricia coelho disse...

das minhas series preferidas :) adoro e tenho tudo gravado em vhs :p hehe

Anónimo disse...

As dobragens do panda e do DVD são as mesmas? A do filme "perdida em paris" não parece...