segunda-feira, 29 de Setembro de 2008

Artur


As primeiras 8 séries foram produzidas pela Cinar, depois foi adquirida pela Cookie Jar group(a mesma do Ruca).
Esta série já venceu 3 Emmys na categoria de melhor programa animado para
crianças.
Ao todo já foram feitas 11 temporadas com 145 episódios no total. A 12º e 13º séries estão em produção.
"Artur" é mais uma série de desenhos animados adaptada de livros de sucesso. Neste caso a colecção de livros "Arthur"de Marc Brown.
Marc Brown é escritor de livros infantis e nasceu a 25 de Novembro de 1946, em Erie na Pensilvânia. Além de autor dos livros é também ilustrador. O Marc é sobretudo conhecido pela colecção de livros "Artur" e as suas séries de desenhos animados. Os nomes de seus três filhos, Tolón, Tucker e Eliza foram escondidos em todos os livros do Artur.

Alguns Livros:



História

Artur é um orycteropus afer de oito anos, vive com os seu pais e as suas irmãs Dolly e Catarina na cidade Ellwood. . Tanto os livros como a série de TV gira à volta da vida do Artur e as suas aventuras, os dilemas, a escola, os amigos, a família etc...
A série retrata também problemas sociais e de saúde ligados às questões que afectam as crianças. Existe um ênfase forte sobre o valor educativo do livro e das bibliotecas, bem como as relações com os amigos e a família.

Algumas Personagens:

Artur

Voz-Teresa Chaves

Dolly

Voz-Zélia Santos

Pai do Artur

Voz-Jorge Mota

Mãe do Artur

Voz-Clara Nogueira

Grandão

Voz-Jorge Mota

Francine

Voz-Ângela Marques

Cérebro

Voz-Raul Pereira

Fiffy

Voz-Lucinda Afonso

Gorducho


Voz-Rui Oliveira

Susana

Voz-Clara Nogueira

Prunella

Voz-Rosa Quiroga


A série passou a primeira vez em Portugal em 1997 na rtp 2. A dobragem foi feita nos estúdios da Somnorte e dirigida por Jorge Mota. A série repetiu várias vezes na rtp, sendo a última no ano passado.

Genérico da série interpretado por Nuno Aragão e Zélia Santos


Letra:
Começou quando nasce lá o céu
estrada fora cá vou eu
ser Artur por mais um dia

Por isso ei
Tu bem sabes que eu bem sei
Pois eu bem que te avisei
ser tu mesmo dia a dia

Começa pelo coração
quando precisar
presta-lhe atenção
deixa-o respirar
dá-lhe um empurrão se ele se acanhar
eis tudo o que é preciso
não há que enganar

E não adianta
fingir que não és capaz
que tal gostares de ti
assim para começar


Por isso ei
Tu bem sabes que eu bem sei
Pois eu bem que te avisei
ser tu mesmo dia a dia
Tu bem sabes que eu bem sei
Tu bem sabes que eu bem sei


Episódio-O Artur passa a noite fora



A editora Castelo lopes editou em dvd a primeira série de 30 episódios em 6 dvds.



Em 2005 passou na rtp 2 uma nova série tendo como protagonista o amigo do Artur, o Grandão. A série tem o titulo "Os postais do Buster", os tradutores não traduziram o nome "Buster" para português como na série do Artur.
Excerto da série:

Infelizmente a personagem principal não foi dobrada pelo mesmo actor, o Jorge Mota mas sim pelo Jorge Seabra Paupério.

13 comentários:

somnorte disse...

Quando a segunda série foi feita terá sido seguramente dez anos depois e por muito que gostemos do actor Jorge Mota a sua voz já não teria a frescura dos vinte anos. E foi assim que foi substituído pelo dobrador Jorge Seabra Paupério que na minha opinião fez igualmente um brilhante trabalho. Infelizmente o tempo passa para todos nós.

Jorge (director de dobragem da série "Os postais de Buster")

Desenhosanimados disse...

Muito obrigado pelo comentário!!

Anónimo disse...

xiça...vi estes desenhos tantas vezes desde do primeiro episodio na rtp2 nos anos 90 que via e gravava até a versão que foi reeditada (com menor qualidade de dobragem a meu ver o original era melhor) no novo milénio tambem na 2

Inês disse...

Onde anda o Mundo de Richard Scary? acho que não a base de dados não fica completa sem esse, que era tão bonito:)


beijinho, gosto mt do blog

Anónimo disse...

pergunto o mesmo onde esta o mundo de Richard Scary!era lindo entao a minhoca k tinha uma maçã...espetacular...

Maxwell disse...

XIII lembro-me de de ver tanto o Arthur como a 'minhoca da maça' (da qual nunca me lembro o nome XD

Eu fui vidrado mesmo nessas séries. Alguém sabe onde posso arranjar as dobragens portuguesas na net?

SonicFan1 disse...

podias por mais episodios????

Anónimo disse...

Será que é possível disponibilizar o video do genérico para download?
Ae tal viesse a acontecer era espetacular...é que queria mesmo ter esta música no mp3
:p

Anónimo disse...

Olá! Ando à procura dos dvd's do Samurai X. Alguém sabe de que editora são? já me disseram Prisvideo, estevez e Castelo Lopes. mas não arranjo informação em nenhuma delas. Alguem me pode ajudar?

p.s- blog fantástico!

Anónimo disse...

Ao ver todos estes desenhos animados, fico com saudades ainda sou muito nova, mas alguns já nao dão na televisão à muito tempo, eu adorava.

Anónimo disse...

Sou Luiza sou muito fã do Artur assisto todo dia de manhã pq de tarde eu estudo .Quando eu não assisto fico bastante chateada . Adoro a irmãzinha fofinha dele a Keite e a Dedablyu está passando dos limites um beijão para a turma toda ♥♥♥

Fábio Bernardino disse...

Como tenho saudades do Artur! Mas porque é que não passam novamente este tipo de desenhos animados na Tv? Actualmente, as nossas crianças só vêm porcarias...
Rever o Artur faz-me tanta nostalgia... Como já estão distantes aqueles anos 90 da minha infância!

Alex disse...

O Artur passou até ao inicio do verão passado (penso eu) de manhã na rtp 2 mas inesperadamente deixou de ser transmitido...