sexta-feira, 13 de julho de 2007

Babar


Para primeiro post começo com os desenhos animados "Babar".
Babar é uma personagem fictícia, protagonista do livro infantil francês L'Histoire de Babar, escrito por Jean de Brunhoff. A história começa quando Babar ainda pequeno parte da floresta, até que chega a uma cidade onde começa a vestir-se como um homem. Mais tarde regressa á sua terra natal onde é coroado rei dos elefantes.
A história é baseada nos contos que Cecile, a esposa de Brunhoff, relatava aos filhos do casal, Laurent e Mathieu. Este relato agradou os de tal forma que contaram ao seu pai, cuja ocupação era de artista e pintor.
Dessa maneira ocorreu a Brunhoff escrever um livro ilustrado, somente para uso familiar. Logo, seu irmão, Michel de Brunhoff, e seu cunhado, Lucien Vogel, entusiasmados, publicaram o livro em 1931, pela editora Éditions du Jardin des Modes, com o título de "L'Histoire de Babar le petit éléphant" (A História de Babar, o pequeno elefante).
Jean de Brunhoff publicou seis histórias antes de falecer, em 1937. Seu filho Laurent de Brunhoff, que, como seu pai, era escritor e pintor, continuou a série a partir de 1946, com "Babar et Ce Coquin d'Arthur" e muitos outros. Foi Laurent também que, em 1969, começou uma série para a televisão francesa.

Livros



Em 1989 a história de Babar foi adaptada para TV através de uma série de desenhos animados. Esta não foi a primeira adaptação do Babar para tv. A série foi produzida entre 89/91 e realizada por Stéphane Bernasconi e Dale Schott.

História

Babar é um jovem elefante que vive com sua mãe e todos os outros elefantes na selva. A sua vida muda tragicamente, quando um caçador mata a sua mãe. Ele é então obrigado a refugiar-se na cidade onde conhece uma velha senhora que lhe ensina a andar de pé, e todos os hábitos e costumes de mundo dos humanos. Contudo, Babar tem saudades dos seus amigos e decide regressar à selva. De regresso, ele controi na selva a Vila Celeste onde ele é rei e casa-se com a sua prima Celeste. O casal de elefantes têm 4 filhos Flora, Pom, Alexandre e Isabel. Afável e atencioso, Babar enquanto jovem vive aventuras emocionantes que gosta de contar aos seus filhos. Ele tem também um rival, o rei da Rinolândia.

As primeiras séries foram emitidas na RTP(1990) e mais tarde repetiram na SIC(1993/1994) com a mesma dobragem. As primeiras 3 séries foram dobradas nos estúdios Nacional Filmes com direcção de António Feio. A 4º e 5º série foram dobradas nos estúdios Somnorte.
Esta série voltou a passar na RTP em 2007 mas infelizmente com uma nova dobragem, bastante inferior à primeira. A dobragem foi feita nos estudios da Nacional Filmes 2.

>Genérico(Deviam editar em DVD com a mesma dobragem!)


Personagens

Babar
Voz:Criança-Cristina Carvalhal/Teresa Madruga Adulto-António Feio/Jorge Pinto

Celeste
Voz-Cláudia Cadima/Susana Menezes

Cornélios
Voz-Pedro Pinheiro/João Paulo Costa

Artur
Voz:Criança-Isabel Ribas Adulto-Rui Paulo/Raul Pereira

Alexandre
Voz-Cláudia Cadima/Carla Maciel

Flora

Voz-Isabel Ribas e Teresa Madruga/Lucinda Afonso

Pom
Voz-Cristina Carvalhal e Rui Paulo/Paula Seabra

Madame

Voz-Cláudia Cadima/

Zéfir/Zeferino

Voz-Rui Paulo/Mário Moutinho

*Dobragem 1º,2º e 3º série
*Dobragem 4º e 5º série



Excerto do primeiro episódio


Excerto 4º série


Episódio(Dobragem nova de 2008)



6ºsérie

Foi produzida uma nova série em 2000 e passou na SIC. A dobragem foi dirigida pela actriz Fernanda Figueiredo nos estúdios Novaga. Esta série foi realizada por Luc Bihan.

Genérico



Babar(Filme de 1989)

Em 1989 foi produzido um filme que foi editado em VHS em Portugal, legendado em português e também passou na SIC. O filme foi realizado por Alan Bunce.

Excerto do Filme



Babar, O Rei dos Elefantes(Filme de 1999)

Em 1999 foi produzido um novo filme e foi editado em dvd com dobragem portguesa. O filme foi realizado por Raymond Jafelice nos estúdios Hyun Young.

Produtos

DVD's

A Prisvideo editou 2 dvds da 6ºsérie com 3 episódios cada.
A lusomundo em 2000 também tinha editado os primeiros episódios da 6º série em VHS.


Livros(Editados em Portugal)




Comentem!!

9 comentários:

Inês disse...

As minhas filhas de 2 e 4 anos adoram o Babar que anda va a passar no canal 2 à hora do jantar, mas de repente deixou de passar outra vez.

Maxwell disse...

Que vício que foi o babar (a dobragem antiga)

'P'las minhas presas!' LOOl XDD

Lua disse...

!!!!!o rei babar!!!!!!!!!!!!!!yuppieeeeeeee

Alexandra disse...

Então e alguém se lembra quando o Babar não era em desenhos animados mas com bonecos e pessoas? Alguém consegue um videozinho?

SDaniela disse...

ADORAVA o Babar era lindo ;0)

Gerson disse...

Realmente Babar era fantástico! Emocionante sua história de vida e superação! Saudades!

Anónimo disse...

Ola!
Eu gostava muito do Babar. Cheguei a receber um livro com imagens da série em que as personagens eram pessoas, mas com cabeças de bonecos.
Já agora, lembra-se de uma série que dava todos os dias (acho eu) que consistia em mostrar uma fileira de figuras macabras (acho que eram todos bonecos iguais) que caíam um a um num precipicio?

Alex disse...

Olá
Tenho 26 anos pelo que tive a oportunidade de ver a série original do Babar. Na altura apesar dos desenhos meio infantis achava que tinham um conteúdo um pouco forte, devido a mortes de personagens no primeiro episódio. De qualquer modo não perdia um episódio era muito bom.

Uma Nota: Eu tenho um blogue há praticamente 6 anos pelo que sei o que é publicar posts e estar à mercê de criticas de anónimos que nem dão hipótese de resposta. Mas nunca activei a moderação de comentários pois acho pouco democrático, se não gostamos de um comentário, no mínimo podemos apagá-lo mais tarde, não concordo que o que os leitores escrevem tenham de passar por um filtro.
E só um conselho de um blogger (cada vez somos menos). Continuação do excelente trabalho!

Anónimo disse...

ATE CHOREI OBRIGADA MESMO